Seja bem-vindo ao nosso cantinho!

Oi! Estou feliz por você ter visualizado meu blog, sinta-se no seu cantinho! Se você gosta de ler, esse é o lugar adequado para você... Aqui falaremos de leitura, adaptações e novidades do mundo literário, entregues de primeira mão para você, então siga-nos e faça parte desse mundo literário.

Entrevista com o escritor Leon Nunes


Oi pessoal, como vocês estão? Espero que estejam bem. O blog está completando 1 mês \o/ e para comemorar, estamos trazendo uma entrevista super especial... Ele já lançou dois livros e um e-book, seu nome é Leon Nunes, tive o prazer de conhece-lo e logo falei do interesse que eu tinha de que ele ( como as outras escritoras) compartilha-se um pouco da sua trajetória com todos nós, por meio de uma entrevista. Então vamos lá!



A entrevista...



1. Você sempre gostou de ler ou foi influência?


Tive influência do cinema, no início (em se tratando de minha Literatura; acho que com muitos ocorre isso). Entanto, o gosto pela leitura {e escritor(a) precisa ler, muito, para ter boas ideias} começou no mesmo período de quando pus-me a escrever. Isso há quase 20 anos.




2. Quando você descobriu que seria um escritor? Ou foi algo que você sempre soube?


A Literatura entrou em minha vida como minha psicóloga – depois como psicanalista. Daí passou a ser uma bela amiga. O passo seguinte – amante.  Casei-me com ela. Agora, além de tudo, ela me proporciona uma profissão em que cada vez mais cresço.
Metáforas.




3. Pode falar um pouco sobre seu (s) livro (s)


- Fúnebre Cortejo, 2011, meu primeiro livro. Novela que narra aventuras e horrores de um seminarista na Amazônia. É, de outra forma, minha mensagem de que estamos esquecendo lendas ricas daquela região e, acima de tudo, perdendo nossa identidade – além do desmatamento e queimadas ilegais. Livro é composto pela novela Fúnebre Cortejo (qual empresta o nome ao tomo) e contos ao final.


- Famintos, meu recente livro (republicado inda este ano). Noveleta que narra pesquisas de dois professores, e através delas se descobre que o Ser Humano reage a partir do ambiente em que está inserido – é usado cobaias para desmontar a Teoria da Evolução de Darwin, pondo no lugar Teoria Transformacionista. É, de outra forma, uma história de zumbies.


- O Escolhido (ebook): novela publicada ano passado, Fantasia Negra. Hélio, deus grego, surge na vida de um homem e tenta convencê-lo de guerrear junto ao panteão divino para salvar a humanidade.
Tenha a bondade de conferir clicando aqui!



4. Para você, é mais fácil trabalhar com personagens femininos ou masculinos?


Na trajetória literária precisamos aprender a lidar com personagens masculinos e femininos. Os masculinos, para mim, são mais fáceis. Femininos – elas têm força, e isso requer atenção dobrada. É uma questão de ‘salto evolutivo’ na labuta (evolução literária mesmo). Salto este que tenho dado.




5. Sabemos que o preconceito na literatura Brasileira ainda é muito grande, você já teve preconceito?


Mazelas diversas fazem parte do humano – o lado ruim do ser humano. Quem não tem/teve preconceito?
Eu tive. Paulo Coelho. A literatura de Paulo Coelho. Hoje sei que cada um tem seu espaço; cada literatura (gênero, maneira de escrever, voz literária) tem espaço cativo.
Não tenho mais preconceitos há bastante tempo. Aliás. Preconceito (ou inveja, irmã) é algo que não nutro e tento fazer as pessoas não nutrirem também.
Mercado literário brasileiro está crescendo, na contramão dos problemas políticos. Então, não importa qual literatura se faça – Respeito. É a ordem.




6. Você tem alguma inspiração literária?

Hoje qualquer livro de qualquer escritor/escritora que leio, pode muito bem me inspirar. Entanto, há um escritor que me cativa por demais: H.P. Lovecraft.



7. Qual livro você pode considerar como seu livro favorito?

Difícil dizer um livro. Se eu disser ‘todas as histórias que Lovecraft escreveu’ estaria respondendo com objetividade a pergunta?
Gosto de todos os livros que caem em minhas mãos.
Pensando bem – acho que há um que, embora não seja exatamente meu favorito, pode se enquadrar na pergunta.
O Relato de Arthur Gordon Pym” – Edgar Allan Poe.



8. Qual foi sua decepção literária?


O caminho é feito de pedras pontiagudas, e nele trafegar faz o sangue escorrer. Eventualmente caímos no chão, então não são apenas os pés a sangrarem – é o corpo inteiro.
Uma delas. Ao enviar um original para uma editora, e tendo esperado um ano, por email entrei em contato com ela – só para ler dizerem que meu original não fora aceito três meses após o envio. Ao menos – ao menos obtive um pedido de desculpas.



9. Você teve o apoio da família quando decidiu seguir a carreira de escritor? Pois sabemos que enquanto não se tem livros publicados, por que não dizer “ fama”, a remuneração não é das melhores.

Vende-se alguns livros e pouco se ganha. Eis uma verdade para o pessoal de primeira viagem – e para mim também, já que o chão percorrido ainda não é de flores.  Desistir? Qual! É algo que devemos seguir em frente. Avante! Como sempre digo. Porque o amanhã tende a ser melhor do que hoje (desde que se viva o hoje!).
Sendo objetivo: quando optei por seguir carreira, família foi – e continua sendo – fundamental. Na escrita. Na vida. Eis o início da melhor jornada.
Entanto, no princípio: meus pais olharam as histórias que escrevi (as primeiras) e se preocuparam comigo – acharam que eu estava planejando matar alguém, ou coisa semelhante. Bem. Não estavam errados. Meus personagens sofrem em minhas mãos.




10. Sempre que fazemos uma entrevista, a última pergunta é sobre um recado que o escritor deixa para os jovens. Qual seria seu recado para os jovens que não gostam de ler?


Meu recado para o povo mais jovem e que escreve: Nunca Pare! Não Desista! Respire fundo. Avante.
Meu recado para quem não gosta ou não tem o costume de ler: Pense que o livro é um grande amigo. Não comece a ler – ou não tome o gosto de – por indicações, simplesmente. Procure um gênero que te agrada: terror, fantasia, horror, drama, humor, ficção científica. Depois, tente se informar melhor: quem é o escritor, como ele vive, como ele começou, a jornada por trás daquele livro e de tantos outros. Aí passe a mergulhar nos universos criados. Pode não ser fácil, mas é recompensador. Então, o gosto pela leitura. (não há uma fórmula para se gostar de ler, assim como não há uma para se escrever)


   Queremos agradecer ao Leon por ter se prontificado e ter nos atendido, desejamos ao escritor todo sucesso. Se interessou pelos livros? Aqui está seu facebook, seu Twitter: @LeonNNunes e seu canal no Youtube. Leon está concorrendo no Shorty Awards clique aqui para saber mais! Bjs:*







Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

3 comentários

Clique aqui para comentários
Unknown
admin
4 de março de 2015 às 17:05 ×

Que bom que você gostou! Em breve termos mais entrevistas :)

Responder
avatar
Unknown
admin
4 de março de 2015 às 17:06 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Obrigado pelo seu comentário